sexta-feira, 22 de junho de 2012

‘Economia brasileira começa a fazer água’, adverte Alvaro Dias

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) chamou atenção para a recente piora dos indicadores econômicos brasileiros e afirmou que o governo parece incapaz de promover as medidas e reformas que o país precisa. O senador lamentou os reduzidos investimentos públicos e privados, que poderiam garantir o crescimento da economia.
Para ele, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tem apostado no aumento do consumo como solução para o crescimento do PIB, quando a população, já endividada, não tem como gastar mais.
A economia brasileira começa a fazer água. O governo precisa acordar e adotar as medidas necessárias – advertiu.
Segundo afirmou o senador, o crescimento do PIB em 2012 deve ficar abaixo os 2,7% registrados em 2011. De acordo com institutos e especialistas, disse Alvaro Dias, o crescimento do PIB este ano deve girar entre 1,8% e 2,3%.
Citando economistas e jornalistas especializados, o parlamentar disse que o setor de serviços, que mais emprega, está perdendo fôlego no país, os investimentos públicos e privados estão muito baixos e que apenas o aumento do consumo não vai sustentar o desempenho da economia.
- O governo brasileiro apostou alto em uma única estratégia, a do consumo, e esqueceu-se de incentivar investimentos – afirmou.
Alvaro Dias lembrou ainda que o endividamento e inadimplência das famílias e das pessoas físicas estão aumentando e o governo gasta demais com a máquina pública.
- O governo está paralisado, sem criatividade e sem capacidade de promover reformas. Se não promover reformas, Brasil não terá como atender as aspirações do povo brasileiro de viver melhor – disse.
.
Data da Publicação: 20 de junho de 2012
Fonte: Da Redação/Agência Senado
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário